Primeira capital do Brasil completa 466 anos no dia 29 Março.

bahia-antiga-m
Salvador 1° capital do Brasil

A Primeira capital do Brasil completa 466 anos no dia 29 março. Nada melhor do que relembra pontos importantes desta nossa história, que através dos séculos transformou nossa cidade num lugar marcado pela miscigenação entre povos, além também de ser conhecida como a maior cidade negra fora da África.

A região que abriga a Cidade do Salvador da Bahia era habitada pelos tupinambás do século XV. Em 1501, os portugueses instalaram seu padrão de posse no dia de Todos os Santos, e batizaram com esse nome, a grande baía em volta. Em torno de 1509, Caramuru, sobrevivente de um naufrágio, uniu-se aos índios em um povoado que viria a ser um porto estratégico para os navios de passagem, tanto franceses quanto portugueses.

Em 1534, a Capitania da Bahia foi doada a Pereira Coutinho, que estabeleceu uma vila na Barra em 1536. Thomé de Sousa desembarcou no Porto da Barra em 29 de março de 1549, e construiu a Cidade do Salvador, de acordo com o projeto de Luís Dias, para ser a Cabeça do Brasil. Nas décadas seguintes, Salvador tornou-se uma das principais cidades da América, recebeu várias ordens católicas que fundaram suas igrejas e a primeira catedral do Brasil.

Em 1624, foi invadida pelos holandeses e reconquistada no ano seguinte. Em 1763, a capital do Estado do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro. Salvador continuou a ser a maior cidade da América Portuguesa até o início do século XIX, quando o Príncipe Regente Dom João estabeleceu na cidade a sede da Corte Portuguesa, por 35 dias, em 1808. Anos depois, o Recôncavo Baiano seria o principal palco da Guerra da Independência do Brasil.

aereas-bahiaAté boa parte do século XIX, Salvador continuou sua pujante evolução cultural e econômica. Nesse século, a Bahia era um celeiro de intelectuais e foi pioneira no Brasil em várias áreas importantes: inaugurou a primeira grande casa de espetáculo do País; o Teatro São João, a primeira Faculdade para profissionais liberais; a Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira grande Biblioteca Pública, entre outras importantes instituições.

A Cidade ainda abrigava um dos maiores portos da América e um poderoso comércio. No início do século 19, Salvador deixou de ser a maior e a mais rica cidade do Brasil, ultrapassada pela capital, Rio de Janeiro. No final do século, a Cidade iniciou sua decadência, sendo ultrapassada por São Paulo e, no início do século XX, também ultrapassada por Recife.

Nos anos ’60, começou a segunda grande reestruturação urbanística de Salvador, seguindo o plano viário do arquiteto baiano Mario Leal Ferreira. Foi construída a Avenida Contorno e grandes avenidas de vale, interligando os bairros. Continuou pelos anos ’70, com a Paralela, o CAB e a nova Rodoviária.

vista-panoramica-m
Panorama da Cidade de Salvador

A primeira cidade do Brasil vem ganhando novo fôlego, estendendo-se para longe do Centro Histórico, que foi restaurado. Hoje, volta a ser a terceira maior do Brasil e seu momento continua. A cidade é um canteiro de obras. Contribui o fato de que duas das maiores construtoras do País são baianas: a Odebrecht e a OAS. A Cidade, construída em dois andares, é historicamente uma das mais importantes da América. A evolução de seu perfil visto da Baía de Todos os Santos, ao longo de mais de quatro séculos, é fascinante. Além disso, as contribuições de seu povo para a cultura brasileira e mundial são imensas.

No ano de 2016, em sua festa veremos sua programação de festividade:

Anúncios

Um comentário sobre “Primeira capital do Brasil completa 466 anos no dia 29 Março.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s