Tipos de pele e a regra de ouro de seus cuidados

TIPOS DE PELE

Normal

Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal tem textura saudável e aveludada. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.

Seca

A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. A pele seca também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Oleosa

A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.

Mista

É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.

REGRAS DE OURO

Para cuidar da pele e ter uma tez resplandecente durante todo o ano, são essenciais alguns gestos. Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, boas noites de sono e evitar o consumo de álcool e cigarro também se traduzem em uma pele com mais vitalidade e beleza o ano todo. Qualquer que seja a natureza da sua pele, eis os 10 gestos indispensáveis!

  • Para cada tipo de pele, um cuidado.
  • Atenção especial às zonas frágeis
  • Limpeza, com suavidade.
  • Os olhos, uma zona de risco.
  • Esfoliação, indispensável.
  • Hidratação, essencial.
  • A maquilhagem, hipoalérgica, de preferência.
  • Cuidado com o sol.
  • Atenção às agressões exteriores.
  • Não esquecer os lábios!

REGRA 1

  • Para cada tipo de pele, um cuidado.

Para cuidar da pele e respeitar a sua natureza, recomenda-se que, em primeiro lugar, selecione produtos adaptados ao seu tipo de pele. Uma pele seca não tem as mesmas necessidades de uma pele oleosa.

REGRA 2

  • Atenção especial às zonas frágeis.

Determinadas zonas do rosto (contorno dos olhos, lábios, etc.) têm uma pele particularmente fina e frágil. Nomeadamente o contorno dos olhos ou os lábios, sendo mais sensíveis, necessitam de cuidados específicos e de uma atenção especial.

REGRA 3

  • Limpeza, com suavidade.

É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira.  No entanto, a lavagem em excesso pode provocar sensibilização ou mesmo efeito “rebote”, com maior produção de gordura pela pele. Recomenda-se o uso de sabonetes adequados para o seu tipo de pele, preferencialmente líquido. A limpeza de pele realizada por profissionais capacitados também é indicada periodicamente para esfoliar, retirar cravos e preparar a pele para melhor absorção dos produtos de cuidados diários.

O cuidado da sua pele sensível começa na desmaquilhagem. Para não a agredir e respeitar o seu equilíbrio, recomenda-se a utilização de um desmaquilhante fisiológico, especialmente formulado para cuidar da epiderme com suavidade.

REGRA 4

  • Os olhos, uma zona de risco.

O contorno dos olhos possui uma pele dez vezes mais fina do que a do resto do rosto. Para a sua desmaquilhagem, recomenda-se uma rotina específica.

REGRA 5

  • Esfoliação, indispensável

Uma a duas vezes por semana utilize um esfoliante adaptado. Este deverá ser simultaneamente eficaz e suave. Recomenda-se a escolha de um esfoliante fisiológico, perfeito para alisar e purificar a pele, respeitando o seu equilíbrio.

REGRA 6

  • Hidratação, essencial

A hidratação diária da pele é fundamental para a manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada córnea, principal responsável pela proteção cutânea. Algumas doenças dermatológicas podem ser resolvidas apenas com esse hábito diário.

Assim, devem-se usar fórmulas hidratantes para cada tipo de pele e separar os cremes para o rosto e para o corpo. Uma dica importante é que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto que não obstrua os poros, não contenha óleo (oil free) e não provoque cravos (não comedogênicos). Beber muita água, ingerir mais frutas e verduras também refletem em uma cútis mais hidratada e saudável.

A derme é constituída por 70% de água e a epiderme por 15%. Para manter uma boa taxa de hidratação é importante optar por cuidados diários hidratantes que equilibrem o nível de água na pele. Também poderá utilizar-se regularmente uma máscara hidratante, retirando o excesso com a ajuda de uma vaporização de água termal.

REGRA 7

  • A maquilhagem, hipoalérgica, de preferência.

Para evitar riscos de alergias associadas à utilização de produtos pouco adaptados à sua pele, recomenda-se a escolha de maquilhagem hipoalergénica especialmente formulada para responder às exigências da pele e dos olhos mais sensíveis.

REGRA 8

  • Cuidado com o sol

Qualquer que seja a estação recomenda-se a escolha de cuidados diários com filtro solar. Estes permitem atenuar os efeitos nocivos do sol que aceleram o envelhecimento cutâneo.

REGRA 9

  • Atenção às agressões exteriores

Poluição, tabaco, stress… Todos produzem efeitos nocivos na pele. Mantenha-se atenta (o). Proteja a pele antes de sair e limpe-a na perfeição, à noite, quando regressa a casa.

REGRA 10

  • Não esquecer os lábios!

Utilize um creme reparador para os lábios, zona particularmente frágil. Não hesite em renovar a aplicação, sempre que necessário.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s