Descubra seu tipo de cabelo – os devidos cuidados que deve ter.

A nação descobriu outro dia importância de se cuidar de seus cachos. Vamos antes de tudo descobrir de maneira simples um pouco mais técnica, sobre tudo que fios do cabelo precisam ,vamos fala do cabelo externo e não interno. Uma forma de tratar melhor os cabelos é entendendo o formato dos fios. É valido principalmente para as cacheadas porque é exatamente nesse tipo de cabelo que há a maior gama de variações e cuidados extremos. Isso resulta em fios com características bastante diferentes, o que acaba exigindo cuidados diferentes, tanto na definição das necessidades dos cabelos quanto na escolha de shampoos, condicionadores e tratamentos adequados.

No mundo há 8 tipos de cabelos que vão desde o liso extremo ao afro, sendo que no Brasil você pode encontrar cada um desses 8 tipos, mesmo com o acesso que se tem às químicas(tiogliocolato de amônia ate hidróxido) e demais tratamentos que modificam a estrutura dos cabelos das mulheres hoje em dia. Os cabeleireiros classificam esses cabelos da seguinte forma lisa (tipo1), encaracolado (tipo2), cacheados (tipo3) e crespos ‘afro’(tipo4).

Quanto aos cabelos cacheados, são classificados em 3 tipos – que é a maneira mais tradicional de separá-los – sendo que mais da metade das brasileiras nascem com as madeixas cacheadas (o que equivale a aproximadamente 63%), no entanto apenas 38% os mantêm.

Hoje, o numero crescente de mulheres que deixam as químicas que anos destruíram e que tiraram o brilho dos cabelos, esta em mudança esta devido segundo opinião Soraia Ferretti, fundadora da rede a Lunablu, as mulheres estão cada vez mais em busca de produtos e soluções que as ajudem a cuidar do visual natural dos fios. “A valorização dos cachos e de tratamentos que mantenham os cabelos saudáveis é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no Brasil, pois a procura por alisamentos e outros tratamentos químicos agressivos, que danificam a estrutura dos cabelos, tem sofrido uma redução gradual e significativa no mercado”, afirma.

Mas você que optou em preservar seus cachos e dedicar a eles os cuidados que merecem, encontrará aqui um guia completo que irá auxiliá-la a entender melhor seus fios e, assim, direcionar melhor o uso de tratamentos.

Classificando Os Tipos De Cabelos Cacheados

Dentro desses 8 tipos de fios que existem no mundo, pode-se encontrar os fios com características dos cacheados nos tipos 2, 3 e 4. No entanto, dentro dessa divisão há outras subdivisões que são dispostas em letras (A, B e C) que ajudam a definir melhor não só formato dos cachos, mas também se o fio é mais fino ou mais encorpado. Mas não são classificações técnicas, os profissionais dos cabelos sabem que existam mais 140 tipos de cabelos e muitas cacheadas já percebeu inúmeras misturas, por exemplo – dentro mesmo cabelo ter tipo 2c com 3a ou tipo 3b com 4c. Assim desta forma, os profissionais não poderia denominar com precisam os tipo de todas as cacheadas por causa das variações.

Por mais que se tenha um tipo predominante de determinado fio. A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis. Cutícula: camada mais externa que deixa os fios hidratados. Córtex: responsável pela forma, cor e resistência. Medula: presente em apenas alguns tipos de cabelos. A medula é a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo e só é encontrada nos fios mais grossos ou nos brancos. Ela é responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas.

Geralmente, esses outros tipos de fios tendem a ser vizinhos, ou seja, costumam vir antes ou depois da classificação do fio que é predominante no seu couro cabeludo. Assim, se você nos seus cabelos você percebe as características do fio 2B, poderá perceber que há fios mais lisos (tipo 2A ou até mesmo tipo 1) na região da nuca e fios mais encorpados (tipo 2C) na região mais externa, que acaba recebendo os raios do sol e a ação dos ventos com mais intensidade.
Na tabela abaixo você poderá ver as principais características de cada tipo de fio cacheado. Você vai notar que eles estão em “ordem crescente”, ou seja, um tipo de fio tem características de transição do tipo de fio antecede.

Agora que você já tem uma visão geral que acaba diferenciando um tipo de cacho do outro, vamos focar em dar mais detalhes de cada tipo de fio para orientar melhor seus cuidados aos seus cabelos cacheados.

TIPOS DE FIOS CARACTERÍSTICAS GERAIS
2 A Fio com ondulações leves que, muitas vezes, podem passar despercebidas.
B Fio com ondulações que predominam desde a região da orelha até às pontas
C Fio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos.
3 A Fio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos. Cachos abertos mais visíveis nas pontas. Há poucos cachos por mecha.
B Cachos mais fechados. Aumenta a quantidade de cachos por mecha.
C Muitos cachos por mechas, pois começam ser mais fechados e volumosos.
  4  A Cachos menores e em grande número por mechas. Volume maior.
 B Cachos muito pequenos. Começa-se a criar mais volume desde a raiz.
 C Cachos minúsculos e imperceptíveis. Dificuldade de hidratação das pontas.

Aguardem mais dicas e cuidados específicos para cada tipo de cabelo cacheado!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s