Pinturas Tribais Africanas

Pintura rostos com diferentes padrões e símbolos tem sido parte da tradição de muitas culturas , incluindo as nações africanas. Pintura de rosto , que geralmente é complementada com pintura de corpo , é feito de acordo com os ritos tribais e atividades culturais de grupos tribais africanos específicos. Esta tradição também traz diferentes finalidades e significados para diferentes tribos, como caça, eventos específicos , rituais e estado tribal.

Efik

Rosto e pintura do corpo carregam um monte de simbolismo para a tribo Efik . Este grupo étnico , que reside principalmente no sudeste da Nigéria, usa pintura de rosto para significar o amor e pureza. Durante os velhos tempos na tribo, a pintura de rostos era uma forma de expressar  própria identidade da tribo. Pintura de rosto também incluiu padrões para identificar famílias e clãs . Em alguns casos, pintura de rosto também simboliza a felicidade de dar à luz a uma criança. Para as mulheres solteiras , um rosto pintado é o equivalente a um rito de iniciação para o portador para entrar formalmente na sociedade das mulheres. Para as famílias, caras pintadas também indicam a sua felicidade por alguma boa notícia que receberam. As dançarinas nativas , chamadas Abang , usar pintura de rosto , como forma de expressar a sua beleza , o amor e a feminilidade completa.

Xhosa

A tribo Xhosa obtém a tinta que eles usam em seu rosto a partir de uma área chamada Hogsback . Eles chamam este lugar Qabimbola , o que significa barro vermelho no rosto. Os objetivos para estes povos tribais para pintar seus rostos são variados. Alguns usá-lo como uma proteção contra a luz solar. As mulheres colocam tinta branca em seus rostos como um sinal de beleza. Durante o rito de iniciação chamado Abakwetha masculinidade , os homens jovens têm seus rostos pintados primeiro com lama branco. Após a cerimônia de circuncisão, os seus rostos serão cobertos com lama , significando a sua preparação para responsabilidades completos adulto masculino .

Pondo

A tribo Pondo em Pondoland do região Sul Africano celebra a tradição chamada umgidi . Isto refere-se a iniciação de um jovem para se tornar um adivinho ou sacerdotisa da tribo. No dia iniciação final é marcado pela mulher que aparece em sua herdade nu da cintura para cima , com o rosto e o tronco pintado com barro branco decorado com folhas idwabe . O padrão de pintura criado em seu tronco e rosto simboliza sua ligação com seus antepassados, que se acredita ser a razão para a sua doença e recuperação. As mulheres dançam para expressar gratidão a seus antepassados para restaurar sua saúde.

Karo

As tribos Karo localizados no sul do Vale do Omo , na Etiópia são conhecidos por serem mestres da tradicional corpo e pintura de rosto . Eles pintam seus rostos e corpos , como uma parte valiosa de sua festa de dança e cerimônias como para namoros . Eles usam giz pulverizado branco, carvão vegetal preto, amarelo, ocre e terra vermelha para criar padrões de pintura marcantes e elaborados para emular a plumagem do pintadas . Esses padrões são geralmente traçadas usando apenas suas mãos e dedos.

Woodabe

A tribo Woodabe , também chamada de tribo Bororo , é um grupo de nômades pastorais encontradas em Níger oriental. A tribo celebra o festival Gerewol , um local especial que dá aos homens a oportunidade de conhecer e atrair mulheres em sua tribo. Durante a celebração , competições ocorrem na forma de um concurso de beleza onde as mulheres são os juízes e os homens são os candidatos . Os homens Woodabe pintar seus rostos amarelos ou vermelhos e os lábios negros durante suas cerimônias de dança anuais para aumentar a beleza e apelo .

Revista: The African Face-Painting Tradition.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s