Tipo 4 – Cabelos Cacheados Crespos / Afros.

Conhecidos como crespos e afros, os cabelos do tipo 4 também são cacheados, embora alguns acreditem que não. No entanto, a diferença maior é que, independentemente de molhados, os fios não perdem a estrutura cacheada. Os cabelos do tipo 2 e 3, quando em contato com água, tendem a adquirir aspecto liso e levemente ondulado, o que não acontece com os cabelos com fios do tipo 4.

Só 8% das mulheres brasileiras têm fios crespos e afros, sendo que apenas 4% delas optam por mantê-los. Os cuidados precisam ser redobrados, pois esses fios são mais frágeis e muito delicados.

Cabelo Cacheado Afro

  • 4 AOs fios tendem a ser mais finos e definidos na região da laterais e mais grossos na região de cima do cabelo. Isso por causa do contato com o sol, que acaba tendo incidência bem maior nessa área. Tem aspecto mais flexível, no entanto é muito frágil por causa da proximidade dos fios. Os cachos são bastante estreitos e lembram a aparência de pequenas molas.

  • O Fio 4b Tem Menos Definição Se Comparado Ao Tipo 4A.

É bem mais seco e o aspecto do fio se assemelha a um Z por causa dos ângulos que forma ao desenhar o cacho. O fio é mais rígido, ainda assim é frágil, o que faz com que se tenha muito cuidado ao pentear, lavar e hidratar. O comprimento do fio chega a ser “disfarçado”, pois aparenta ter bem menos de 50% do tamanho real.

  • 4C – Também forma o aspecto semelhante à letra Z, no entanto, já não têm definição como os tipos 4A e 4B. Esse é o mais frágil dos fios e também o mais difícil de ser trabalhado, pois pode “esconder” cerca de 70% do tamanho real do cabelo. Geralmente, na região da nuca, apresenta fios do tipo 4B, onde se percebe um pouco de definição.

Dicas De Cuidados Para Os Cabelos Tipo 4

Os cabelos tipo 4 são mais frágeis, por isso manter a rotina de cuidados e seguir o Cronograma Capilar é fundamental.

  • Há mulheres com cabelos 4A que usam o método Co-wash, ou seja, lavam os cabelos todos os dias, sendo que em alguns desses dias usam apenas o condicionador. Isso ajuda a manter a hidratação natural dos fios (já que esse tipo de fio necessita de mais água) ao se optar pela não utilização do shampoo ou a redução do uso do mesmo.
  • Os cuidados com os cabelos 4B que envolver desde o shampoo com foco em hidratação a um condicionador bastante potente e encorpado. Na hora da hidratação, deve-se usar a toalha para abafar o produto no cabelo e auxiliar para que os princípios ativos sejam incorporados na fibra capilar. Fazer a umectação uma vez por semana garante maior maciez e brilhos aos fios.
  • O cabelo 4C deve ser hidratado com cuidado e calma. A melhor opção é usar máscaras potentes e ricas em manteigas ou óleos, que são compostas de substâncias que nutrem os fios. A alternação entre nutrição e hidratação é uma boa dica. Os produtos da linha morrocanoil que contém argan em sua composição são uma boa alternativa para este tipo de cabelo. Também existe a linha manteigas vegetais da marca Soft Hair.

 

Uma outra maneira de evitar que os fio se tornem mais desidratados e fragilizados é optar por reduzir ao máximo o uso do shampoo com sulfato, Petrolatos, óleo mineral, parafinas, vaselina entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s