Existe um shampoo para cada tipo de cabelo? – Parte 1

Esse post irar explicar em detalhes a função dos shampoos e reação a cada tipo de cabelo, sabendo seus tipo. 

Seu cabelo precisa do shampoo especifico para seu tipo de cabelo, o efeito para o resultado  esperado por todas as mulheres é primeiro conhecer suas madeixas, mas antes iremos saber suas funcionalidade como seus tipos. A principal função dos shampoos é promover a limpeza dos fios, e essa limpeza é de extrema importância a saúde do couro cabeludo, porém esse “excesso de limpeza” não é bom para os fios, o excesso dela pode causar ressecamento aos cabelos.

O shampoo também tem a função de preparar o cabelo para receber tratamento, afinal nenhum cabelo recebe tratamento se estiver sujo, por isso é importante lavar os cabelos duas vezes, pois a primeira você retira a sujeira e a segunda você “prepara” o cabelo para receber tratamento.

O principal ingredientes dos shampoos  são os surfactante (que também podem ser chamados de tensoativos),  surfactantes na verdade são moléculas que possuem ação detergente. Os surfactantes mais comuns são os surfactantes de sulfatos: Lauril sulfato de sódio e Lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de sódio, lauril eter sulfato de amônio.

Tipos de shampoos

Shampoos anti resíduos: São altamente carregados de surfactantes, sua proposta é realmente só limpar os cabelos,  ele possui um pH acido e por conta disso abre as cutículas dos cabelos, se usado em excesso pode sim causar ressecamento.  Por isso deve ser usado a cada 15 dias, uma vês por mês, ou antes de algum tratamento. Isso acontece com cronograma capilar  usado na reconstrução ou cauterização chamados pelos salões de beleza.

Shampoos transparentes:  Eles são transparentes, porém alguns possuem cor são como os shampoos  de bebê. Geralmente esse tipo de shampoo limpa mais que os perolados (digo geralmente pois  já vi shampoos transparentes super hidratantes e já vi perolados que ressecam muito), pois em sua formula não possuem tantos agente condicionantes como os perolados /leitosos . Eu costumo usar shampoo transparente antes de usar um perolado/leitoso, faço duas lavagens a 1ª com shampoo transparente e a 2ª com perolado/leitoso.

Shampoos perolados: Esse shampoo é intermediário entre o transparente e o leitoso, ele é shampoo de tratamento, de uma maneira geral promovem  uma limpeza mais suave,  possuem agentes  condicionantes da formula, silicones e etc. Não promove uma limpeza muito boa não,  por isso use preferencialmente um shampoo transparente antes.

Shampoos sem sulfato:  Esse tipo de shampoo não contém nenhum surfactante derivado dos sulfatos , os sulfatos são muito utilizados na industria , pois são relativamente baratos, produzem uma boa espuma  e proporcionam uma boa limpeza. Porém podem ser causadores de irritações além de provocar ressecamento, por isso muitas fórmulas contem agentes condicionantes.

Os shampoos sem sulfato não possuem esse tipo de molécula e por conta disso promovem uma limpeza mais suave, evitam que a cor do cabelo desbote mais rápido,  reduzem os riscos de alergia e etc. Geralmente cabelos cacheados se dão muito bem com esse tipo de shampoo, e cabelos extra secos também.

Shampoo sem sal?

Sobre shampoos “sem sal”, os sal a qual os fabricantes se referem é o cloreto de sódio o nosso sal comum de cozinha, ele é usado na industria como espessante , ou seja para engrossar a mistura . A quantidade utilizada é mínima e não é o suficiente para fazer mal aos cabelos, e mesmo que a quantidade fosse grande ou significativa o sal é solúvel em água e quando usamos shampoos enxaguamos a cabeça, logo o sal  vai embora junto com água.

Então porque falam que shampoo com sal é prejudicial?

Puro marketing e publicidade,  inventaram uma novidade simplesmente para venderem mais shampoos.

Dando continuidade o próximo post sera função do shampoo para cada tipo de cabelo.

fonte de Materia: Carolina Barbosa – http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/2012/08/tipos-de-shampoo-e-sua-importancia.html.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s