Seu cabelo precisa de quê? O alimento necessário para seu fios.

A boa saúde dos cabelos não deve ser algo corriqueiro , mas fundamental para cabelos com aspecto sedoso, brilhoso e nutrido. A assim como nosso corpo precisa de uma variedades de vitaminas e minerais para manter determinadas funções, existem nutrientes específicos que irão promover o cabelo mais saudável. A sua dieta influencia diretamente no crescimento como na qualidade do seu cabelo.

O cabelo saudável precisa de nutrientes e água, desta forma como falta deste nutrientes o cabelo aparece com fios quebradiços, sem brilho, desnutrido, mal cuidado, danificado, cheias de anomalias. Essas anomalias podem ser resumidas em cutículas abertas com aspectos de ressecamento e queda de grandes quantidades de fio de cabelo. Uma boa alimentação saudável é rica em vitaminas e minerais; O fato crucial neste ponto é suprir as necessidades do cabelo,muitas vezes um produto potente seria apenas um paliativo, quando uma alimentação adequada contribui para um cabelo forte, solto e bem cuidado. Absorver as vitaminas e os minerais combate a queda, fortalece os fios, sua elasticidade e as expectativa de vida das células que compõem a fibra capilar.

As Vitaminas

São substancias capazes de nutri profundamente o fio, potencializar o crescimento e combater a ação dos radicais livres, responsáveis pela perda de viço. A falta deles deixa o cabelo fraco, além de provocar a queda.

1- Vitamina A (retinol) Promove crescimento saudável dos cabelos e impede que ele fique seco e quebradiço. A vitamina A também impede o ressecamento da pele. Fontes naturais: fígado, peixes oleosos, ovos. A vitamina A também é formada a partir de beta-caroteno (cenoura, por exemplo).

2 – A vitamina C protege o cabelo das agressões diárias. Poluição, fumaça de cigarro e radiação solar induzem o organismo a produzir radicais livres, moléculas que lesam as células e danificam a estrutura dos cabelos.

3- A vitamina E é fundamental para as funções visuais adequadas e para uma boa função do sistema neurológico. Mas também tem papel importante na questão da beleza da mulher: “ao atuar como antioxidante, pode auxiliar no retardo do envelhecimento. Encontramos a vitamina E em verduras (espinafre, couve, alface etc.), azeite e vegetais (sementes de girassol, amêndoas, avelãs etc.)

4-Biotina (vitamina H) – biotina ajuda a metabolizar os ácidos graxos (deficiências de ácidos graxos essenciais são associadas com a perda de cabelo, ressecamento e descamação de pele). Fontes naturais: gemas de ovo, fígado, leite, fermento e rim.

5- A vitamina F – A sua carência causa desorganização na queratinização do couro cabeludo, propiciando caspa com fios finos e frágeis.  A seguir, confira a lista de alimentos ricos em vitamina F:

1 – Óleos vegetais de germe de trigo, assim como o de linhaça, de girassol, de soja, de amendoim, de caroço de uva e de açafrão
2 – Amêndoa
3 – Semente de girassol
4 – Óleo de oliva
5 – Abacate
6 – Noz-pecã
7 – Óleo de peixe

6-Vitamina D – O suplemento alimentar com vitamina D pode ser utilizado contra queda de cabelo, pois ajuda na recuperação da estrutura capilar. A falta de vitamina D pode deixar os cabelos mais finos e fracos.  Nas últimas décadas, novos conhecimentos permitiram aprofundar a ligação da vitamina D com saúde e queda de cabelo.

7- B3 (Niacina) – Pode ajudar a aumentar a circulação do couro cabeludo. Fontes naturais: frango, peru, peixe, germe de trigo.

8- B5 (ácido pantotênico) – O ácido pantotênico é considerado a melhor vitamina para queda de cabelo e para a manutenção da sua cor natural. Fontes naturais: cereais integrais, fígado, rim, gema de ovo.

9- Vitamina B6 (piridoxina) – bom para manter a cor do cabelo, e sua deficiência pode causar a perda de fios. Fontes naturais: germe de trigo, fermento, soja.

10- Vitamina B12 (cobalamina) – A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é  essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. A deficiência dessa vitamina causa perda de cabelos. Fontes naturais: carnes, peixes, aves, ovos. A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.

Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas.

11- Ácido fólico – Possivelmente o mais importante de todas as vitaminas para o cabelo. O ácido fólico ajuda na formação das células vermelhas do sangue e é também muito importante para a manutenção da saúde do sistema nervoso central. O ácido fólico também ajuda na substituição das células velhas do corpo com novas células.

12- Ácido para-aminobenzóico (PABA) – Pode ajudar a devolver ao cabelo a sua cor original! Ele também combate a queda e o enfraquecimento dos fios. Fontes naturais: cereais integrais, levedo, rins e (especialmente) no fígado.

13- Inositol – Inositol é considerado um dos principais nutrientes para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a calvice. A falta de inositol pode causar irritação da pele, eczema e problemas nos nervos. Fontes naturais: lecitina de soja, gérmen de trigo, cevada e ervilhas.

Os minerais 

Eles ajudam agrupar, contribuir e aproveitar melhor as proteínas responsáveis pela formação e na preenchimento da estrutura dos fios. A remineralização é importante no controle da queda e deixar os cabelos mais sedosos e formosos.

Zinco

O zinco ajuda no equilíbrio hormonal, incluindo os níveis de DHT em seu couro cabeludo.  Zinco ajuda seu corpo a produzir e reparar tecidos, assim como seu cabelo, e mantém as glândulas sebáceas em torno de seus folículos capilares funcionando como devem.

Magnésio

O magnésio é benéfico também para o cabelo e unhas, prevenindo calvície, além de deixar os fios mais fortes e saudáveis. De acordo com alguns especialistas, a alopecia e a calvície, estão diretamente ligadas á deficiência de magnésio no organismo.

A deficiência de magnésio pode resultar em inflamação e depósitos de cálcio nos folículos pilosos. A calcificação do couro cabeludo contrai o fornecimento de sangue para os folículos pilosos, causando redução do fluxo de nutrientes. O magnésio tem a ação de dissolver os depósitos de cálcio, devolvendo a oxigenação e alimentação ao fio de cabelo.

Ferro

Para nutrição do cabelo: Ele é um importante mineral que desempenha um papel vital no ciclo de crescimento do cabelo. Em primeiro lugar, o ferro é uma parte importante de nutrientes que entram na produção de células do sangue de hemoglobina que transportam o oxigênio para todas as células do corpo, incluindo os folículos do cabelo.

O nível do ferro no corpo é indicado por uma medida chamada ferritina.  É um fato comprovado que o menor nível de ferritina, especialmente em mulheres, é sempre seguido por perda de cabelo e se atrofia o crescimento do cabelo. Os folículos pilosos não mantêm o crescimento do cabelo continuamente, mas eles passam por um ciclo de crescimento, repouso e cessação.  Devido à falta de ferro, a fase de crescimento (anágena) do cabelo tornar-se curta e os cabelos caem prematuramente sem alcançar o comprimento máximo (normalmente um cabelo saudável cresce até 5 anos).

A maioria dos casos de perda de cabelo em mulheres está associada à baixa ferritina como a perda de sangue em mulheres menstruadas esgota as reservas de ferro. Os alimentos ricos em ferro, como gema de ovo, lentilhas, espinafre e frango são boas fontes para elevar o nível de ferritina.

Potássio

A deficiência dele leva à perda de cabelo: A deficiência de potássio (hipocalemia) é uma das razões mais negligenciada para a queda do cabelo especialmente na mulher. A ingestão regular de dietas ricas em salgado aumenta o acúmulo de sódio em torno dos folículos pilosos que bloqueiam a nutrição vital necessário para o crescimento do cabelo. O potássio tem a capacidade para remover a acumulação de sódio em excesso no corpo.

Contudo, se você tem muito de potássio em relação à menos sal, essa condição irá também levar à queda de cabelo.  Se o organismo não obter uma quantidade suficiente de sódio, os electrólitos não funcionaram bem e os nutrientes necessários para o crescimento do cabelo não passaram através da corrente sanguínea para os folículos capilares. Isto quer dizer, para a saúde do corpo que para o crescimento do cabelo, o potássio e de sódio devem estar presente no corpo em quantidade proporcional.

As principais razões para a deficiência de potássio em uma pessoa poderia ser devido à falta de potássio na dieta, o excesso de excreção de potássio através da micção, os efeitos colaterais causados em determinado medicamento, ou determinada doença pode causar a má digestão. As Melhores fontes naturais de potássio são bananas, cereais integrais, sementes de girassol, carnes magras, farelo, frutas e legumes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s